Estudo

Archimedes

| CONHEÇA O ARCHIMEDES

| CONHEÇA O ARCHIMEDES

De acordo com os dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde – DATASUS, somente em 2022, ocorreram aproximadamente 12 óbitos por hora devido ao acidente vascular cerebral (AVC). Além disso, o AVC é a principal causa de óbito no país e a segunda no mundo.

Diante das implicações que a doença causa e de como ela afeta o cenário de saúde da população brasileira, o Brazilian Clinical Research Institute (BCRI), em parceria com a Alliança Excelência em Saúde e com o apoio da Federação Mundial de AVC e da Rede Brasil AVC, deu início, em 2023, ao estudo ARCHIMEDES. Juntos, almejarão um progresso notável no tratamento de pacientes afetados por AVC isquêmico.

O estudo concentra-se no impacto social e científico mais proeminente, buscando avaliar como a combinação de dois medicamentos genéricos, já disponíveis no mercado, pode diminuir ocorrências adversas cardiovasculares em pacientes que sofreram AVC isquêmico, resultando na preservação de inúmeras vidas e na redução dos gastos relacionados à prevenção secundária do AVC.

Como será conduzido? O estudo analisará a combinação de duas terapias: o anti-inflamatório Colchicina e o antitrombótico Rivaroxabana em baixa dose. O objetivo é verificar se a utilização dessas terapias diminuirá os eventos cardiovasculares, contribuindo, assim, para a prevenção da reincidência do AVC nos pacientes. O trabalho está em andamento no país e seguirá diretrizes científicas internacionais rigorosas: será um ensaio randomizado duplo-cego fatorial 2×2, contando com cerca de 4 mil pacientes selecionados em todo o Brasil e distribuídos por 40 centros diferentes nas 12 regiões mais relevantes em termos de saúde populacional.

É importante destacar que a pesquisa será conduzida por um comitê científico composto por renomados e experientes pesquisadores, tanto nacionais quanto internacionais. Além disso, seguirá todas as normas e protocolos de pesquisa, o que assegura resultados mais precisos e representativos da realidade do país.

O projeto representa uma oportunidade para promover a prática de medicina baseada em evidências científicas em três tópicos prioritários: a importância dos cuidados relativos ao AVC, a relevância de um diagnóstico criterioso (Corelab com Aliança Excelência em Saúde) e a educação dos médicos, melhorando a prática médica por meio de pesquisas clínicas acadêmicas do BCRI.

Comitê executivo: Renato D. Lopes (Chair), Sheila Martins (Co-Chair), Remo Holanda M. Furtado, Cecília Bahit, Christopher Granger, Deepak L. Bhatt, Eduardo Ramaciotti, Gisele S. Silva, Gustavo Campana, J.W. Eikelboom, John Alexander, Luciano Sposato, Octavio Pontes Neto e Jeff S. Healey.

DE ALTA RELEVANCIA CIENTÍFICA MUNDIAL:

O estudo deverá provar a eficácia de um melhor e mais capacitado tratamento de AVC isquêmico, por meio da combinação de drogas já existentes. Esse avanço tem como objetivo primordial colocar o paciente no centro do cuidado, superando a inércia terapêutica e promovendo melhores resultados de acordo com as duas condições gerais.

| COORDENADORES DO PROJETO

| COORDENADORES DO PROJETO

Realização:

O Brazilian Clinical Research Institute (BCRI) é uma instituição de pesquisa acadêmica ou, do inglês, Academic Research Organization (ARO), sendo a primeira ARO criada na América Latina. Fundado em 2008, foi criado com o objetivo de aprimorar, formalizar e profissionalizar os aspectos operacionais e científicos inerentes ao desenvolvimento e condução da pesquisa clínica; respeitando os princípios éticos e as regulamentações nacionais e internacionais.

Parceiro Estratégico:

Parceiro Estratégico:

Apoio científico:

Apoio:

© 2023 BCRI
A empresa MDHealth não provem prescrições, consultas ou conselhos médicos, assim como não realizamos diagnósticos ou tratamentos.

Veja mais informações em nosso Aviso Legal